.mais sobre mim

.Sobre nós

Somos duas alunas do 12ºB da Escola Secundária Amato Lusitano e criámos este blog como complemento ao trabalho que iremos realizar até ao final deste ano para a disciplina de Área Projecto. De uma forma leve e (esperamos) interessante apresentaremos aqui um pouco sobre o tema que nos propomos desenvolver. Sejam bem vindos!
Joana Amaral & Mariana Afonso

.Procedimento

O trabalho sobre o qual aqui iremos falar terá uma componente prática, na qual, iremos periodicamente medir o pH da água da chuva. Fotos e Vídeos de como realizamos esta componente do trabalho:
Photobucket
Photobucket

.Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tipos de precipitação

. Componente Laboratorial (...

. Componente Laboratorial (...

. Procedimento Experimental

. Componente Laboratorial (...

. Como se forma a precipita...

. Componente Laboratorial (...

. Procedimento - Fotos

. Componente laboratorial (...

. Em breve...

.arquivos

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.tags

. todas as tags

.Links


   (Conta do Youtube)      (Projecto ENEAS)

Outros blogs da turma:
Fósseis de Penha Garcia
ADN, Genética e Futuro
Os Oceanos
Pressão Atmosférica
Nuvens
Peça de Teatro


blogs SAPO

.subscrever feeds

.Escolha a versão

Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008

O que é o projecto ENEAS?

"It is not the strongest of the species that survive, not the most intelligent, but the one most responsive to change." (Charles Darwin)

O trabalho que vamos desenvolver e que aqui será apresentado enquadra-se no Projecto ENEAS. Mas o que é o Projecto ENEAS (European Network for Environment Assessment and Services)? Aqui fica a resposta... tudo sobre o projecto ENEAS.

 

Objectivo essencial:
Criar uma Rede de Escolas Secundárias e Universidades, neste Projecto constituída por uma universidade, a Universidade do Porto, um Instituto de Investigação Holandês,ITC, e por várias Escolas Secundárias, com a designação de ENEAS, que terá a seu cargo as seguintes tarefas:

1. Obtenção de dados cientificamente validados nos domínios da atmosfera, hidrologia, solos, cobertura dos terrenos e fenologia – dependendo dos curricula implementados nas escolas; Colocação dos dados em bruto na Internet; Publicação dos projectos científicos em curso baseados nos protocolos experimentais, Criação de mapas
e gráficos com acesso livre na Web de modo a tornar possível a sua análise; Colaboração com a comunidade científica nacional e outros estudantes associados à rede ENEAS no país e em toda a EU.

2. Fornecer apoio científico e técnico aos Professores do Secundário através de:
Acções de formação; Oficinas de apoio pedagógico; Guias do Professor; Guias de execução experimentais e outros materiais didácticos.

3. Providenciar apoio científico contínuo através de um “Help Desk” oriundo de cientistas e parceiros; Contacto com outros professores e estudantes em todo o mundo.

4. Obtenção de dados validados cientificamente de modo a providenciar a monitorização ambiental dos concelhos envolvidos, que actuarão como utilizadores finais. Entrega às Autarquias do resultado dessa avaliação.
Os dados recolhidos serão objecto de abordagens estatísticas para validar e correlacionar as medidas; Será feita então a análise dos dados para obter uma visão geral dos factos.
No final do processo os dados analisados serão enviados de novo para as escolas sob a forma tratada. Serão também transmitidos em bruto e de forma tratada para as agências europeias.
Deste modo cada escola e cada grupo de trabalho constituir-se-á em agente activo na avaliação ambiental – verdadeiros pontos de aquisição de dados ambientais. Isso ocorrerá sem grandes despesas de deslocação e estadia. Também constitui uma prioridade a criação de novas metodologias simples, contudo fiáveis na avaliação ambiental.
A integração de toda a informação será dada pelos SIG. Esta tecnologia tem a capacidade de produzir visões integradas para este tipo de informação e consegue realizar análises em contexto.
Em suma: as pessoas, os lugares e as coisas fundir-se-ão com os dados ENEAS dando uma visão multímodal da Europa e dos locais em que vivemos - será assim dado andamento à implementação da Agenda 21 (Local e Escolar).

 

Escolas

Escola Secundária com 3º CEB Júlio Dantas

Escola Secundária com 3º CEB de António Gedeão

Escola Secundária com 3º CEB da Póvoa do Lanhoso

Escola Secundária com 3º CEB de Gondomar

Escola Secundária com 3º CEB de S. Lourenço

Escola Secundária de Mirandela

Escola Secundária/3 Amato Lusitano

Escola Secundária do Faial

Escola Secundaria de Jovim

 

 

Parceiros

·       Outras entidades estreitamente ligadas ao ENEAS em tarefas de monitorização e educação ambiental:
Fundação Serralves
Câmara Municipal de Mirandela
Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso

 

Contactos

Contactos: Projecto ENEAS
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, s/n 4200-465 Porto PORTUGAL
tel. +(351) 22557 4199 (ext.3172)
fax. +(351) 22508 1991
e-mail (info): eneas@fe.up.pt

 

Joana & Mariana

publicado por Joana e Mariana às 18:49
link do post | comentar | favorito
|

.Número de Visitas

Contador visita
online